redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, domingo, 17 de dezembro de 2023.

oficinas da funesp

Alunos aprovam as novas oficinas inseridas pela Funesp, no Calendário Esportivo da atual temporada

Por Gilson Giordano em 05/04/2022 às 16:31

Gestantes participantes das oficinas no Parque Ayrton Senna, revelam os benefícios proporcionados pela atividade (Foto: Arquivo)

As duas novas modalidades inseridas para o Calendário 2022 da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) foram aprovadas pela população. As aulas de Ginástica para Gestante e de Futevôlei já estão proporcionando alguns benefícios para a saúde dos alunos. As oficinas fazem parte do novo programa deste ano, que foi devidamente elaborada pelo diretor-presidente Odair Serrano, ao lado do corpo técnico da fundação, estão oportunizando as mesmas para dezenas de pessoas, em parques e praças da Capital.

Parque Ayrton Senna

Localizado no bairro Aero Rancho, na região do Anhanduizinho, o Parque Ayrton Senna recebe as alunas interessadas na oficina exclusiva para as gestantes e no local, a agente social, Renata Balle, responsável pelas aulas, comentou que a gravidez é reconhecida como um momento único para a modificação do comportamento e não é considerada uma condição para o confinamento. “Os hábitos adotados durante a gravidez podem afetar a saúde da mulher pelo resto da vida, por isso tão importante uma oficina como esta”.

A professora Renata explicou que existe um consenso entre as diretrizes de obstetrícia incentivando a atividade física durante a gravidez por causa de seus benefícios a curto e longo prazo.

Entre os benefícios de saúde proporcionados pela referida atividade, a técnica Renata, citou alguns.

“O exercício físico diminui em torno de 50% o risco de diabetes melito gestacional, em até 40% de pré-eclâmpsia, hipertensão arterial gestacional, ganho de peso excessivo e depressão. Além de favorecer o desenvolvimento fetal, evitar ou reduzir as dores comuns na gestação e facilitar o trabalho de parto normal”, concluiu.

No local, uma das participantes da oficina é a dona de casa, Edilaine Mendonça, que se matriculou e com poucos dias garantiu que já sente os benefícios da atividade. “Há um tempo procurava esse tipo de ajuda, infelizmente é muito caro, graças a Deus achei em tempo, vou ter o bebê a até 12 de maio. Não tinha noção nenhuma de que tipo de exercícios poderia me ajudar com as dores que vinha sentido e quais os exercícios que poderei fazer no dia do parto. Os exercícios têm sido muito eficazes nessa reta final, e tem me dado mais disposição para fazer as coisas”, afirmou.

Quem também participa das atividades físicas realizadas na oficina é Fabiana Furtado e também já demonstra satisfação. “Fiz uma aula na semana passada e gostei muito. A professora deu exercícios de conscientização corporal, explicou como o corpo se prepara e funciona na hora do parto, deu dicas de como praticar, melhores formas de se levantar e sentar. A professora tem uma didática excelente, paciência para explicar e corrigir nossas execuções. Estou muito feliz pela oportunidade de participar das aulas e me preparar bem nesta gestação.

Futevôlei

Outra oficina oferecida pela Funesp é voltada para a prática de Futevôlei, modalidade essa que conquistou amplamente o seu espaço e a prova disso é que em vários bairros existem até escolinha, também com técnicos da Funesp, daí o crescimento maciço da modalidade na Capital do Estado e com o surgimento de novos valores, a Federação de Futevôlei tem realizado constantemente vários campeonatos.

Na Praça de Esportes do bairro Jockey Clube funciona uma das oficinas e nela, as aulas são ministradas por Maurio Maroka, que ensina a arte do sutil toque na bola (Foto: Arquivo)

Na Praça Belmar Fidalgo é um dos locais onde funciona uma das oficinas e no local, a responsável é a técnica, a agente social Jéssica que falou a respeito da grande procura pela modalidade.

 “A procura foi bem satisfatória por ser o início do projeto. Dia 21 completamos um mês de oficina e os horários 19h e 20h não têm mais vaga. A turma está lotada. A média é de 10 alunos por turma e neste horário já estamos com 14 alunos”.

Uma das participantes é a esteticista Anderleia Oliveira da Silva, eu revelou estar gostando da atividade. “Estou amando. Nunca joguei nada, mas agora descobri um esporte maravilhoso. É uma atividade física ótima. Só via na praia.”

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões